Layout do blog

Inovação no Horizonte: A ferramenta de risco climático do GeoLAB

Por Juliana Gomes, da Redação • fev. 16, 2024

Conheça nossa inovadora ferramenta de risco climático que traz soluções para os desafios na Amazônia Sul-Ocidental.

   Por Juliana Gomes, 16/02/2024


Os cenários de eventos climáticos extremos na Amazônia Sul-Ocidental são críticos nos últimos anos de 2014;2015; 2021. Só no ano passado o Rio Acre atingiu um alarmante nível de 17,22 metros, desabrigando milhares de pessoas. Entre uma chuva e outra, ou entre secos e molhados, a emergência climática bate a porte de cada gabinete de gestão pública pressionando por soluções inovadoras e eficazes para lidar com desastres naturais vindas do campo científico sobretudo, por essas bandas do Brasil.


Em resposta aos eventos climáticos extremos, o Instituto GeoLAB lançou durante a COP 28, em painel remoto, agora já em desenvolvimento GeoLAB | Horizon, como uma ferramenta de risco climático risco climático no qual traz consigo uma iniciativa inovadora que visa enfrentar os desafios climáticos únicos enfrentados pela região da Amazônia Sul-Ocidental.
 
Desenvolvido por pesquisadores da
UFAC, UNILA, UFOPA, UEMS, Instituto GeoLAB o projeto olha inicialmente para o estado do Acre. O projeto representa a mais fina abordagem inter e multidisciplinar que do instituo integrando ciência da computação, geografia física e econômica, ciência climática.

 

O projeto conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq Brasil), que reconheceu a relevância e o potencial impacto do projeto. Este inicial foi fundamental para viabilizar as pesquisas e a implementação das soluções inovadoras propostas pelo Horizon, fortalecendo assim a parceria entre a comunidade científica e as instituições de fomento à pesquisa no país.



À frente do projeto está Rene Flores, Gestor de Inovação do Instituto GeoLAB, que destacou a importância e o propósito da iniciativa. "Com o Horizon, nosso objetivo é transformar a maneira como lidamos com esses desafios, oferecendo às comunidades locais e aos tomadores de decisão as ferramentas necessárias para uma resposta rápida e eficiente," afirmou Flores. Esta declaração veio após as análises dos dados dos eventos climáticos extremos que atingiu um nível alarmante de 17,22 metros, desabrigando milhares de pessoas em 2023.


Além disso, o projeto conta com uma estratégia de divulgação científica bem definida, incluindo iniciativas consolidadas como o GeoLAB | PointOfScience®, que tem sido um dos maiores espaços de divulgação científica da Amazonia Sul-Ocidental fora dos espaços convencionais nos últimos anos, cerca de 30 mil pessoas atingidas pelo projeto nas redes sociais.


Neste projeto de divulgação o Prof. Dr. Mateus Barbosa concentra esforços, para além dos de professor e pesquisador, que dirigir a próxima a 4ª Edição do evento híbrido, em Rio Branco/AC, no próximo mês. É com essas estratégias que o Instituto GeoLAB busca fortalecer a agenda de divulgação científica locais, regionais no caso do Acre e nacional. 

 

O Diretor do projeto e do Instituto GeoLAB, Prof. Dr. Cristovão Henrique, destaca a importância de uma abordagem inclusiva e descentralizada dos grandes polos de produção científica do Brasil, reforçando o compromisso do projeto em colaboração com as comunidades afetadas.

 

Para o Prof. Cristovão Henrique, o GeoLAB | Horizon promete oferecer soluções inovadoras e adaptativas para os desafios climáticos na Amazônia Sul-Ocidental, representando um passo significativo na busca por resiliência.


Acompanhe o Instituto GeoLAB nas Redes Sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.


Para mais informações sobre o Projeto Horizon, visite www.geoeconomico.org/horizon


Contato para a imprensa: 




E lembrem-se: #SomosGeoLAB!


Por Juliana Gomes, da Redação 10 mai., 2024
Conheça o projeto que combina inovação, educação e conscientização para proteger a maior floresta tropical do mundo.
Por Juliana Gomes, da Redação 23 abr., 2024
Apresentando mapa elaborado pelo Prof. Dr. Cristovão Henrique, Ministra Simone Tebet eleva o diálogo sobre a importância da fronteira agrícola brasileira.
Por Juliana Gomes, da Redação 11 abr., 2024
Evento realizado no dia 05 de Abril contou com presença de cientistas e doutores.
Por Juliana Gomes, da Redação 19 mar., 2024
Como o fenômeno promete alterar o mapa climático brasileiro em 2024. 
Veja mais
Share by: