Sobre o Instituto
Documentos Institucionais do GeoLAB

O Instituto GeoLAB teve suas atividades iniciais na Universidade Federal do Acre (UFAC) em 2020, como um Grupo de Pesquisa registrado no CNPq. Em 2022, evoluímos para o Instituto GeoLAB - a primeira Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) do Estado do Acre, dedicada exclusivamente à pesquisa e inovação. como prevê os dispositivos do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I (Emenda Constitucional nº 85, de 2015, Lei nº 10.973, de 2004, Lei nº 13.243, de 2016 e Decreto nº 9.283, de 2018). Conceito e extensão do termo Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) previsto no art. 2º, inciso V, da Lei nº 10.973 de 2 de Dezembro de 2004. Conceito e extensão do termo Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) previsto no art. 2º, inciso V, da Lei nº 10.973 de 2 de Dezembro de 2004. Constituído sob os princípios da Lei das ICTs Nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, o Instituto GeoLAB opera como entidade de Direito Privado, sem fins lucrativos.
O Instituto de Pesquisa GeoLAB, também conhecido como Geoeconomic Laboratory of South America Research Institute, foi estabelecido com a urgência de criar um Think Tank na região da Amazônia Sul-Ocidental. Este instituto de pesquisa tem como foco compreender a complexidade geoeconômica, geopolítica e climática da atualidade, com ênfase especial no continente Sul-Americano.
Nós somos um instituto de pesquisa que busca compreender a complexidade geoeconômica, geopolítica e climática deste início de século, especialmente no continente Sul-Americano. Nosso principal objetivo é promover o desenvolvimento econômico e a integração regional na América do Sul, com base na Inovação, Ciência e Tecnologia em um cenário de adaptação às mudanças climáticas.
Juntos #ParaInovar
Juntos
#SomosGeoLAB
2019
- Outubro de 2019: O Prof. Dr. Cristovão Henrique chega à Amazônia Sul-Ocidental como professor concursado na UFAC. Começa a rastrear dados para pesquisas em geoeconomia e desenvolvimento regional, áreas nas quais já atuava há mais de uma década.
2020
- Janeiro de 2020: Iniciam-se as primeiras pesquisas em geoeconomia e integração regional.
- 09 de Outubro de 2020: O GeoLAB | Grupo de Pesquisa é oficialmente certificado pelo CNPq, marcando o início formal das atividades.
2021
- Primeiro Semestre de 2021:
- O GeoLAB desenha suas primeiras estratégias e cria uma identidade visual nas redes sociais.
- A ideia do GeoLAB é selecionada no programa INOVA Amazônia, um programa de aceleração de projetos de inovação, impulsionado pelo SEBRAE Acre.
- Segundo Semestre de 2021:
- Participação no programa INOVA Amazônia. Os primeiros produtos estatísticos do GeoLAB são desenvolvidos, mesmo sem uma definição jurídica para a iniciativa.
2022
- Primeiro Semestre de 2022:
- A GeoLAB | Startup é formalmente criada. A partir disso, os produtos estatísticos e projetos de pesquisa do Grupo de Pesquisa evoluem, dando origem a iniciativas como os PROINS.
- 13 de Julho de 2022:
- Fundação do Instituto GeoLAB, a primeira ICT de direito privado do Acre, com aprovação de seu estatuto.
- Realização da primeira edição do "Point of Science", um evento para divulgar e promover ciência em formatos acessíveis.
2023
- Primeiro Semestre de 2023:
- Participação no Meet and Greet BID em Washington, DC, estabelecendo conexões internacionais.
- Início da parceria com a Georgetown University e entrada no Adaptation Research Alliance (ARA).
- Início do desenvolvimento do projeto GeoLAB | HORIZON.
- Segundo Semestre de 2023:
- Agosto de 2023: Lançamento de uma nova logo para refletir a nova era do GeoLAB e intensificar sua comunicação.
- Criação do GeoLAB | STUDIOS, reforçando iniciativas de divulgação científica.
- Estabelecimento do GeoLAB | ERA, um escritório regional em Três Lagoas/MS.
- Organização do Point of Science Florestal e edições II e III do evento.
- Reconhecimento oficial do Instituto GeoLAB como entidade de utilidade pública no Estado do Acre.
2024
- Consolidação do GeoLAB | ECOSSISTEMA: Integração completa entre o Instituto, o Grupo de Pesquisa e a Startup para enfrentar desafios locais e globais.
- Reestruturação e fortalecimento dos projetos GeoLAB | HORIZON e GeoLAB | AMAZON FALL, com foco em inovação e conscientização ambiental.
- Expansão das parcerias nacionais e internacionais para sustentar o crescimento do instituto e suas iniciativas.